Rodrigues& Aguiart

Chapadinha tem caso confirmado de raiva humana

Criança de dois anos sofreu agressão de um animal silvestre, no povoado de Santa Rita, segundo Relatório Preliminar de Testagem.

Por Valdivan Alves em 13/10/2021 às 17:21:10
Equipe da AGED/MA no Povoado Santa Rita onde aconteceu o episódio (Foto: Divulgação)

Equipe da AGED/MA no Povoado Santa Rita onde aconteceu o episódio (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado informou que montou uma força tarefa para fazer o controle da raiva no município de Chapadinha, após o registro, confirmado laboratorialmente, de caso em uma criança de dois anos. O menino sofreu agressão de um animal silvestre, no povoado de Santa Rita, segundo Relatório Preliminar de Testagem, Monitoramento e Investigação do caso do Centro de Informação Estratégico de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão (CIEVS/MA).

Fazem parte da força tarefa as equipes técnicas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que atuem dentro de suas competências no controle e prevenção da raiva.

Na última sexta-feira (8), uma equipe da AGED/MA participou de reunião com representantes da SES para definir as estratégias de atuação. À tarde, os fiscais da AGED/MA e da Secretaria de Estado de Saúde(SES)parq que atuem denteo de suas competências no controle e prevenção da raiva.

O caso foi confirmado no dia 6 de outubro, pelo Instituto Pasteur, e é o primeiro registrado no Maranhão nos últimos oito anos.

Sobre a raiva e atuação da AGED/MA

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas.

É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos. Possui ciclos relacionados à saúde única, que envolve seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Qualquer agressão de animal em humanos, doméstico ou silvestre deve ser comunicada a SES, assim como mordida de morcegos em animais herbívoros sejam relatadas à AGED/MA para realização do controle e prevenção da doença

Fonte: JP

Comunicar erro
VP

Comentários

GUIA COMERCIAL