Rodrigues& Aguiart

Vídeo mostra dique de mineradora transbordando em Nova Lima (MG)

A lama atingiu a BR-040, que ficou interditada durante dois dias.

Por Valdivan Alves em 12/01/2022 às 08:42:39
Foto reprodução

Foto reprodução

Um vídeo mostra o momento em que um dique da mineradora Vallourec transbordou na Mina Pau Branco, na cidade Nova Lima, na regi√£o metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a mineradora, o excesso de chuva provocou o deslizamento de materiais sólidos empilhados na estrutura. Devido ao grande volume, houve o transbordamento.

O problema fez o Governo de Minas Gerais multar a Vallourec em R$ 288 milh√Ķes pelos danos ambientais. O estado alega que foi possível constatar a "degrada√ß√£o da paisagem e fragmenta√ß√£o de habitats, polui√ß√£o de corpos hídricos, com o aumento dos sólidos em suspens√£o, além da potencial mortandade de peixes e supress√£o e degrada√ß√£o de habitats aqu√°ticos e rip√°rios".

A lama atingiu a BR-040, que ficou interditada durante dois dias. Uma pessoa ficou ferida ao ser arrastada pela √°gua após descer do veículo.

A notifica√ß√£o divulgada nesta ter√ßa-feira (11) determina ainda a suspens√£o imediata das atividades relacionadas à Pilha Cachoeirinha e ao Dique Lisa até que a mineradora apresente documentos que comprovem a estabilidade das estruturas. Os trabalhos j√° estavam suspensos por determina√ß√£o da ANM (Ag√™ncia Nacional de Minera√ß√£o).

Por meio de nota, a empresa informou "que est√° trabalhando com os órg√£os competentes e autoridades para minimizar os transtornos ocorridos e para restabelecer a normalidade da situa√ß√£o".

Veja o video


Comunicar erro
VP

Coment√°rios

GUIA COMERCIAL